capricórnio


Nessa Lua Cheia em Virgem, nesse dia 19 de fevereiro que o Sol entra em Peixes, o que você mais pode estar se perguntando é o sentido do que está acontecendo, Capricórnio. Os por quês e para quês de tudo isso. Talvez esteja chegando a algumas conclusões. Talvez ainda tenha dúvidas. Pode estar em momento de decisões sobre tomar um novo rumo ou pelo menos achar uma saída, mas ainda não tem certeza. Estou falando “talvez” porque nesse céu de sonhos, discernir entre ilusões e o poder da imaginação é o seu desafio criativo. O que você pensa e sente sobre a vida e que não faz mais sentido? Esse é um ótimo momento pra (se) estudar, pra viajar, pras suas buscas espirituais. Você está em busca do sentido da sua vida, do seu propósito. Mas mais do que encontrar respostas, saiba fazer perguntas. A vida é muito mais a pergunta do que a resposta!

Estamos na lunação que começou na Lua Nova de Aquário em 4 de fevereiro. Os dias aquarianos são sempre um chamado à atualização de sistema e pra você isso tem tudo a ver com trabalho e dinheiro, mas não só isso – estamos falando da sua necessidade de segurança e isso passa pelos relacionamentos também. Mas ok, então você está aí lutando pra emplacar seu trabalho, pelo conforto financeiro, pesquisando tecnologias, tendências de mercado, novos conceitos, renovando o estilo. Porém, a questão é mais do que a sua capacidade produtiva e o quanto ganha pelo seu trabalho, mais do que uma questão de sobrevivência: o que tem valor de verdade pra você, my dear Capri? E isso nos leva ao essencial: o que você quer fazer da vida? Uma resposta que pode não ser tão simples se tiver que fazer grandes mudanças e ainda não ter por onde começar, mas que pode ser o que falta pra você ter mais satisfação na vida. Porque o que a gente faz só faz sentido quando faz nosso coração vibrar!

Marte em Áries, que já vinha provocando você no íntimo pra mexer nas coisas também em casa, entre os dias 9 e 14 encontrou o revolucionário Urano e pronto, cortou o laço que impedia você de avançar na vida (um assunto de família? Uma relação do passado?). Ou então promoveu uma mudança de casa, de cidade, de trabalho. Ou desbloqueou uma limitação emocional sua! Uma chacoalhada mesmo. Mas não está sendo confortável, né, amor? Estamos falando de apegos, das pessoas envolvidas, de acontecimentos inesperados que tiram o chão da gente, das expectativas que você tinha pra sua vida – mas estas talvez não fossem exatamente suas, já parou pra pensar? O quanto você herdou da sua constelação familiar e estava cumprindo o protocolo até hoje, deixando de viver a sua vida? Às vezes a coisa remonta até a vidas passadas. E nessa liberação, aquela raiva que estava guardada pode vir à tona. Por isso a gente precisa tratar com cuidado…

Você está vivendo uma fase de muita transformação pessoal com a série de eclipses entre Câncer e Capricórnio que começou no meio do ano passado e que vai rolar até o fim de 2020. É pra você se realinhar com seus verdadeiros propósitos: o que você está fazendo aqui? O eclipse solar em Capricórnio de 5 de janeiro ainda reverbera. Vênus, Saturno e Plutão estão juntos no seu signo nessa Lua Cheia. Vênus estar junto é bom porque ela é o planeta da autoestima, do prazer. Mas você está se permitindo ser feliz com toda essa pressão astral? Aliás, você já aprendeu a se amar? Diga SIM à sua alegria de viver, por estar na própria pele! Isso tudo é um puta amadurecimento pra você. Você esperou a vida toda pra se realizar. Se não está gostando do que está vivendo, tem que ver como você se colocou nessa situação. Muita coisa pode ter sido inconsciente, crenças limitantes ou as tais heranças que só agora você está se dando conta – mas que bom poder se dar conta! O que não adianta é culpar os outros ou se vitimizar. Nem depender de ninguém pra ser feliz, nem se fechar em si.

Nessa semana de Lua Cheia (até dia 25), escute mais os sinais que o universo está enviando pra reorientar seu rumo. São as sincronicidades, os símbolos, aquela mensagem que parece que foi escrita pra você, o convite que chega de repente. Mas não tome tudo ao pé da letra, tem que se dar um tempo pra sacar se entendeu mesmo, porque Mercúrio em Peixes inspira, mas também confunde. Na Lua Cheia em Virgem o discernimento é a cura, mas as comunicações não andam muito claras, a gente precisa de uma boa ancoragem na intuição. Tem que abrir esses canais e trabalhar bem a comunicação, sabe?

Essa é a hora de manifestar algumas ideias e projetar seus sonhos! Marte já está em Touro, um passo seguro e confiável, trabalhando devagar e sempre pra realizar suas intenções. Limpe seu mental das ideias fixas que não estão levando a lugar algum e pegue essa forcinha pra cuidar dos seus interesses pessoais, dos seus projetos. Sua criatividade pode aflorar. Nesses dias em que você precisa cuidar do seu amor próprio, seu coração pode bater mais forte por alguém – seja por seu par fiel, que está sempre ao lado, ou mesmo por um novo amor!

Na semana de Lua minguante em Sagitário, de 26 de fevereiro a 5 de março, respeite sua necessidade de mais descanso. Tudo vai precisar de mais tempo pra ser desenvolvido, Mercúrio vai parando até retrogradar no dia 5 e você já vai repensando muita coisa. Mas estes serão os dias de Carnaval, então é mais fácil relaxar, né? Nada de ficar se preocupando com o que não pode ser resolvido imediatamente. Serão dias de arte, cultura e festinha, bons pra ler, ver filmes, sair atrás do bloco. Vênus se despede de Capricórnio e entra em Aquário no dia 1, e seus desejos já não serão os mesmos. Talvez você possa se pegar vivendo novas experiências de repente, quem sabe? Seria bom, né? Seja feliz!

O próximo horóscopo lunar será publicado no dia 6 de março.

Maína Mello

Maína Mello começou a estudar Astrologia aos sete anos, se formou em Jornalismo pela PUC-Rio e hoje é astróloga com vasta experiência profissional. Escreve horóscopos, livros, oferece consultas particulares presenciais e virtuais, cursos, oficinas, reúne grupos em retiros e rituais, produz conteúdo para marcas e ainda vai criar muita coisa com os astros!

Scroll to top