A lunação de Aquário – de 4 de fevereiro a 5 de março
O Mapeando está de volta! E agora com a proposta de promover a conexão entre o Céu e a Terra, acompanhando mais de perto os ciclos lunares, que chamamos de lunação. Sempre dei muita importância aos ciclos de lunação aqui no Mapeando, quem já me acompanhava, sabe. Mas a partir de agora, só vou publicar o horóscopo na Lua Nova, e valorizar o processo de cada signo em cada fase da Lua. Temos aqui no site o menu “Mandala da Lua”. Ali, além de aprender sobre o que é lunação, você vai saber como recuperar o poder de manifestar suas intenções!
Mas vamos falar da lunação de Aquário que começou na Lua Nova de 4 de fevereiro. Nesse momento que o planeta está passando por uma expansão da consciência, a lunação aquariana chegou como um reinício, a possibilidade da gente se alinhar com nossos propósitos e criar algo novo na nossa vida! Desde o ciclo passado, pontuado por eclipses, que já estamos revisando nossos modos de pensar, ser, estar e sentir, nos libertando das crenças limitantes, dos padrões de pensamento e dos pontos de vista fixos que fecham nosso campo de possibilidades infinitas, o campo da co-criação com o universo. Co-criar, esse termo de que têm falado tanto ultimamente (alguns escrevem “cocriar”, mas eu acho que assim fica muito estranho, gosto do hífen!), é uma abertura pra receber do universo as melhores oportunidades pra realizar nossas intenções. Quando a gente tenta controlar pra ter um determinado resultado, diminui bastante as possibilidades de ter algum resultado que seja bom pra gente, para os outros e para o mundo – porque o universo responde por todos!
Estamos nos tornando cada vez mais conscientes de como nossos pensamentos e sentimentos afetam nossa realidade. Essa consciência está se abrindo pra todos nós, mas ainda tem muita resistência. Isso significa que ainda tem gente resistindo à mudança, ainda tem muito preconceito e muito julgamento, enquanto que essa nova dimensão da consciência é ancorada no coração. E o problema da resistência é que ela cria mais sofrimento.
Como o novo Mapeando só está estreando hoje, dia 19 de fevereiro, começamos o mapeamento dessa lunação aquariana já na Lua Cheia em Virgem. Essa colheita já tem um astral diferente daquele que abriu o ciclo, pois o Sol acabou de entrar em Peixes. Agora, tudo o que até aqui estava mais no plano das ideias – estamos falando de “crenças”, né? – vem para as emoções. Agora começamos a mudar nossos sentimentos! A Lua Cheia de Virgem é curativa! E a cura é pelo coração. Os bloqueios mentais vão se dissolver se a gente deixar escoar as emoções.
Essa é a maior Super Lua do ano, a mais brilhante. Virgem é um signo do elemento terra, o único no zodíaco cuja imagem é a de uma mulher. Tempo de honrar nosso planeta, nossa natureza, nosso sagrado feminino! Estamos no planeta Terra pra aprender a amar. Em Virgem, temos que ter discernimento, essa palavra meio difícil que nem todo mundo entende o significado. Mas não tenho palavra melhor pra descrever o processo virginiano, que pode passar pela análise, pela crítica, pela seleção e pelo aperfeiçoamento – e afinal é isso: discernimento. E isso tem a ver com autocuidado. Não, você não precisa provar o seu valor pra ninguém, você só precisa amar!
Podemos começar por romper com os hábitos que estavam intoxicando nosso corpo, nossa mente, nossas relações e nosso planeta, criando uma rotina mais saudável. Precisamos ancorar na Terra, porque é através da Terra que nos transformamos, nosso poder de manifestação depende de estamos com os pés no chão. É assim que suas verdadeiras intenções vão ficar mais claras. Nas próximas duas semanas, cada um tem o seu trabalho pessoal pra chegar a essa compreensão.
O próximo horóscopo lunar será publicado no dia 6 de março.